Documentos:
» Pesquisar
Date Picker
» História

INFORMAÇÃO SUMÁRIA

 

Padroeiro: S. João Baptista.

Habitantes: 341 habitantes (I.N.E.2001) e 392 eleitores em 31-12-2003.

Actividades económicas: Agricultura.

Feiras: Feira de Gado da Portela do Alvite (12 e 28 de cada mês).

Festas e romarias: S. João ( 24 de Junho), Senhora dos Aflitos (15 de Agosto), Santo António (Setembro), Senhora de Fátima (12 de Outubro), S. João Baptista e S. Sebastião.

Património cultural e edificado: Igreja paroquial, Casa do Visconde de Sistelo, Ponte romana, Capelas da Senhora dos Aflitos, de Santo António, de S. João Evangelista, da Senhora dos Remédios e da Senhora do Carmo.

Outros locais de interesse turístico: Castelo de Sistelo.

Artesanato: Meia redonda de lã e avental de lã.

Colectividades: Associação Sócio-Cultural e Recreativa de Sistelo.

 

 

ASPECTOS GEOGRÁFICOS

 

Situada a norte do concelho de Arcos de Valdevez, a estender-se por cerca de 2683 ha, em plena serra da Peneda, tendo o rio vez a iniciar aí o seu percurso de águas límpidas e cristalinas, esta freguesia serrana está a cerca de 20 km da sede do concelho arcoense.

 

Os seus limites estão assim estabelecidos: a norte, a freguesia de Merufe do concelho de monção. A sul e a nascente, a freguesia de Cabreiro. A poente a freguesia de Loureda.

 

 

 

RESENHA HISTÓRICA

 

As inquirições de 1258 ao referirem-se à freguesia de cabreiro, dizem que Sistelo era uma recente e pequena póvoa, que a família do fundador havia doado à ordem do hospital.

As propriedades do termo da referida póvoa encontravam-se isentas de fossadeira, por pertencerem àquela ordem.

Parece, porém, deduzir-se que os seus habitantes estavam sujeitos à anúduva, bem como à cobertura da fronteira, guardando o “porto de couso”.

 

O “porto de couso” deve situar-se perto do marco geodésico do Couço (752 m. De altitude), isto é, junto da confluência do rio Sistelo e ribeira de cabreiro.

 

A primeira referência conhecida a esta igreja encontra-se no registo da avaliação do rendimento dos benefícios eclesiásticos da comarca de Valença, ao tempo da sua incorporação na diocese de braga (1514-1532). Rendia então 25 alqueires de pão.

 

Na cópia de 1580 do censual de d. Frei Baltasar limpo, Sistelo figura como sendo anexa à igreja de são salvador de cabreiro.

 

Américo costa refere-se a Sistelo como sendo vigairaria erecta filial de cabreiro, pertencendo a esta última o direito de apresentação do vigário colado de Sistelo. 

 

 

Inventário do património arquitetónico

 

Em http://www.monumentos.pt

 

 

Informações detalhadas acerca de:

 

 

► Casa do castelo de Sistelo  

► Chafariz de Sistelo

► Cruzeiro e alminhas de Sistelo 

► Jazigo do visconde de Sistelo 

► Ponte de Sistelo

► Ponte de Sistelo de jusante

 

 

(Fontes consultadas: Inventário Colectivo dos Arquivos Paroquiais vol. Ii norte arquivos nacionais/torre do tombo e Dicionário Enciclopédico das Freguesias)

 

Novos autarcas...
2013-11-29 11:41:00 Em virtude das recentes eleições e da agregação de freguesias...
Siga-nos no Facebook...
2012-06-03 17:15:00 Siga-nos no Facebook, torne-se amigo(as) da nossa freguesia..
Feira de Gado...
2011-06-18 16:27:00 Aspecto parcial de uma Feira de Gado em Portela do Alvite, evento que periódicamente acontece nesta freguesia.
Tempo Viana do Castelo